quarta-feira, 14 de março de 2018

A expansão da educação infantil e prováveis implicações

Este foi o tema do artigo publicado na XI ANPED Sul, pela professora Dra. Valéria Silva Ferreira. 
Disponibilizamos aqui o resumo e o link para você acessar todo o artigo.

A atual expansão dos serviços educacionais para as crianças em idade não escolar surge de uma série de transformações no mundo. A proposta deste texto é refletir sobre os aspectos que impulsionam a expansão da educação infantil no Brasil e observar os dados das matrículas, principalmente no Sul do país. Sabemos que a grande ampliação no Brasil das matrículas na educação infantil foi motivada pela alteração realizada na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Essa regulamentação oficializa a mudança feita na Constituição por meio da Emenda Constitucional nº59 em 2009, que regulamenta a matrícula obrigatória das crianças de 4 anos na educação básica. Quais as implicações prováveis dessa expansão e obrigatoriedade? A expansão beneficia todas as crianças? Quais intencionalidades políticas e pedagógicas desses processos? 

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